+351 968 363 882 (Chamada para a rede móvel nacional) geral@academiamusicabloom.pt

Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um Musicoterapeuta qualificado e certamente um improvisador talentoso, com vasto conhecimento musical, capaz de espelhar qualquer estado emocional através de música. A relação terapêutica ocorre num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que ele(s) recupere as suas funções, desenvolva(m) o seu potencial e adquira(m) melhor qualidade de vida.

O trabalho musicoterapêutico abrange toda a produção sonora do canto, da improvisação, das audições, composições, músicas que emergem do paciente, exploração das várias fontes sonoras (corpo, ambiente, objectos, natureza); a utilização dos instrumentos musicais; jogos, experiências musicais; movimentos corporais e as várias formas de expressão, que aplicadas às técnicas e recursos musicoterapêuticos, visam prover ajuda às pessoas, com o intuito de contribuir na promoção da saúde, prevenindo, restaurando ou reabilitando a condição física, mental e psíquica do ser humano. (Bruscia, 2000; Pellizzari, 2003).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ” o importante é não apenas acrescentar anos à vida, mas sim, acrescentar vida aos anos”.

Carolina Segundo | Directora
Psicologa Musicoterapeuta Professora