+351 968 363 882 (Chamada para a rede móvel nacional) geral@academiamusicabloom.pt

A Musicoterapia

A Musicoterapia é uma intervenção que utiliza a música para promover, melhorar e manter a saúde e o bem-estar, sendo por isso uma terapia indicada para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Musicoterapia

Por ser uma terapia não invasiva, através dos vários elementos da música (ritmo, melodia e harmonia), torna-se possível estabelecer uma relação e por conseguinte abrir uma via de comunicação do musicoterapeuta com estas crianças e jovens.

A Musicoterapia torna possível promover aspetos como a consciência de si e dos outros, a adequação dos comportamentos sociais, a redução da agitação motora, a capacidade de gerir emoções e frustrações entre outros.

A Musicoterapia

torna possível promover aspetos como a consciência de si e dos outros, a adequação dos comportamentos sociais, a redução da agitação motora, a capacidade de gerir emoções e frustrações entre outros.

Para promover os aspetos acima mencionados, a intervenção da Musicoterapia, faz-se através do universo musical dos mesmos.

As canções que costumam ouvir são usadas para promover a capacidade verbal, sendo também possível adaptar essas melodias a outros textos, para promover a expressão verbal.

Com improvisação livre com instrumentos e voz, procura promover-se aspetos como a expressão segura das emoções, a relação, a intencionalidade, a consciência de si e do outro. Mais do que promover a estética musical, a Musicoterapia aceita a produção feita pelas crianças e jovens, dando-lhes um significado através de respostas harmónica melódica ou rítmica dadas pelo musicoterapeuta.

Porque a música está presente no ser humano uma vez que possui ritmo no batimento cardíaco ou no movimento corporal e capacidade de produzir sons, com a voz e o corpo é que a Musicoterapia é considerada uma intervenção adequada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Fale Connosco!